Pretende responder à necessidade de contribuir para o conhecimento teórico/prático dos formandos sobre o conceito de ecomapas narrativos, nomeadamente em oferecer um conjunto de noções teóricas que lhes permitam a problematização do conceito de Ecomapa aplicado na narração oral.
MICROCREDENCIAL
Direção do Programa
Joana Duarte
Doutoranda em Ciências da Educação e Formação de Adultos.
Professora.
Creditação: CCPFC/ACC-111250/2.
Certificação: ISEC Lisboa.
REGIME
Presencial
ECTS
3
DURAÇÃO
25 horas
PROPINA
€ 199 (2x99,50)
VAGAS
11 mínimo
Data de início a definir.
É dirigido a educadores de infância, professores, contadores de estórias, bibliotecários, artistas e outros interessados que queiram desenvolver competências nas artes performativas e narrativas.
Pretende responder à necessidade de contribuir para o conhecimento teórico/prático dos formandos
sobre o conceito de ecomapas narrativos, nomeadamente em oferecer um conjunto de noções teóricas que lhes permitam a problematização do conceito de Ecomapa aplicado na narração oral, estimulando o gosto pelo roteiro analítico e pela interpretação pessoal das narrativas tradicionais ou autorais, a partir da construção do ecomapa narrativo. Ambiciona, igualmente, proporcionar conhecimentos e experiências, assentes nos aspetos pedagógicos, simbólicos, filosóficos e performativos que lhes permitam aprimorar a sua capacidade para se apropriarem criativamente das narrativas, de modo a desenharem graficamente um ecomapa narrativo.
- Problematização do conceito de Ecomapa aplicado na narração oral;
- Problematização da ideia de um Ecomapa narrativo como um roteiro analítico;
- Revisão e discussão das abordagens filosóficas, simbólicas, pedagógicas e performáticas das narrativas;
- Representação gráfica das narrativas como facilitadora à arte de contar;
- Observação de exemplos e discussão;
- Experimentação.
A avaliação é classificada numa escala de 0 a 10 valores.
A classificação resultará das notas obtidas nos seguintes elementos de avaliação:
- Reflexão escrita sobre o Ecomapa narrativo construído individualmente (50%);
- Apresentação e interpretação oral do Ecomapa narrativo (50%).