PROGRAMA DE FORMAÇÃO

EDUCAÇÃO E EXPRESSÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA

Uma formação que pretende sensibilizar e reforçar a ideia de que a Educação e Expressão Estética e Artística podem ser utilizadas como uma ferramenta pedagógica, e não apenas como meio de diversão.

MICROCREDENCIAL

Direção do Programa

Fátima Caiado

Doutorada em Belas Artes, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid (Espanha).
Professora Adjunta.

Creditação: CCPFC/ACC-119756/23;
Docentes dos Grupos 240 e 600.
Certificação: ISEC Lisboa.

REGIME

Presencial

ECTS

3

DURAÇÃO

25 horas

PROPINA

€ 199 (2x99,50)

VAGAS

11 mínimo

* Ao preço dos programas formativos apresentados acresce o valor do IVA à taxa legal.

1ª Edição: 02 fevereiro 2024.

2ª Edição: 05 abril 2024.

É dirigido a educadores de infância, professores, bibliotecários, artistas e outros interessados que queiram desenvolver competências nas artes performativas e narrativas.

As razões justificativas deste programa prendem-se, entre outras, com o sensibilizar e reforçar a ideia de que a Educação e Expressão Estética e Artística podem ser utilizadas como uma ferramenta pedagógica, e não apenas como meio de diversão.

  1. EEEA – FUNDAMENTAÇÃO
    A. EEEA e as suas três dimensões concomitantes em projetos educativos com estas três dimensões – VTS; DBAE; Proposta Triangular; Primeiro Olhar; PEEA;
    B. Experiência Estética – Bjarne Sode Funch vs. Nelson Goodman vs. Michael Parsons vs. Abigail
    Housen: – 5 níveis de apreciação estética e 5 categorias de observação de um quadro (Funch); –
    4 “sintomas do estético” (Goodman); – 5 estádios de conceção estética (em Pintura) (Parsons);
    – 5 estádios dos observadores de Arte (Housen);
    C. “Educação Expressiva”.

  2. FRUIÇÃO-CONTEMPLAÇÃO & INTERPRETAÇÃO-REFLEXÃO
    – Audição e visualização ativa (fruição, apreciação e análise) de narrações de estórias e do papel das expressões artísticas nas mesmas, em concreto as artes visuais e cénicas;
    – Análise dos arquétipos e dos seus símbolos visuais.

  3. EXPERIMENTAÇÃO-CRIAÇÃO
     Prática artística pessoal dos formandos (mediação artística de uma estória recorrendo aos media visuais e cénicos).

  4. DIVULGAÇÃO E FEEDBACK.

A avaliação é classificada numa escala de 0 a 10 valores.
A avaliação final será de acordo com as ponderações seguintes:

  • Trabalho de investigação escrito (40%);
  • Dramatização de uma estória com mediadores das artes visuais e cénicas (40%);
  • Participação nas aulas síncronas e apresentações (20%).
 

Ficha de Inscrição

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