Uma formação que o habilita a distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas, assim como, a controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face. Centrada na importância da construção de uma relação de confiança durante o processo negocial e na condução da negociação para uma solução conjunta do conflito, até ao fecho negociado com um acordo estável.
MICROCREDENCIAL
Direção do Programa
Maria Nascimento Cunha
Professora Adjunta
Doutorada em Ciências Empresariais
Certificação: ISEC Lisboa.
REGIME
Online
ECTS
3
DURAÇÃO
25 horas
PROPINA
€ 199 (2x99,50)
VAGAS
10 mínimo
Data de início a definir.
Este curso destina-se a todas as pessoas que pretendem trabalhar a sua assertividade e capacidade de gestão de conflitos, quadros dirigentes, responsáveis pela coordenação de equipas e grupos de trabalho, gestores, quadros técnicos com responsabilidades ao nível da gestão das pessoas.
- Distinguir os diferentes tipos de conflitos e prever as suas consequências práticas;
Controlar o diálogo durante a resolução do conflito face a face; - Construir uma relação de confiança durante o processo negocial;
- Conduzir a negociação para uma solução conjunta do conflito;
- Fechar um acordo estável enquanto solução negociada de um conflito;
- Identificar os efeitos da utilização das tecnologias de comunicação em situações de conflito.
Módulo 1 – Comunicação Interpessoal
Definição de comunicação
Funções da comunicação
Componentes psicológicas do processo de comunicação
Elementos intervenientes no processo de comunicação
As barreiras à comunicação
Módulo 2 – Assertividade, Comportamento Assertivo
Comunicação eficaz
Diferentes estilos comunicacionais
Comportamento assertivo
Módulo 3 – O Conflito
Definição de Conflito
Tipos de Conflito
Estratégias de Abordagem ao Conflito
Causas do Conflito
Causas das Tensões
A perceção humana no processo de comunicação
Atitudes de comunicação nivelantes e desnivelantes
Módulo 4 – Gestão de Conflitos
A Negociação
Tipos de Negociação
Competências de Análise e Diagnóstico de Situação
O acordo e o compromisso como técnicas de negociação
Posições Face ao conflito
Componentes de Gestão Emocional
Inteligência Emocional
Quadro de Competências Emocionais
Prevenção do conflito
Resolução de conflitos
Gestão construtiva de desacordos
No final do programa formativo será emitido um certificado de frequência.
Para os formandos interessados pode ser realizada uma prova de avaliação, cujo aproveitamento (aprovado/ não aprovado) permitirá a obtenção de um certificado de realização da formação que confere os ECTS indicados.