PROGRAMA DE FORMAÇÃO

MEDIAÇÃO DO LIVRO E DA LEITURA

Uma formação que tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento teórico/prático dos formandos, sobre a temática da Mediação do Livro e da Leitura. Pretende ainda favorecer conhecimentos, ferramentas, estratégias e sugestões teórico/práticas para que os formandos possam desenvolver competências, em contextos formais e não-formais.

MICROCREDENCIAL

Direção do Programa

Sara de Almeida Leite

Doutorada em Estudos Anglo-Portugueses.
Professora Coordenadora Principal.
Autora de coleções infanto-juvenis.

Creditação: CCPFC/ACC-119693/23;
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350.
Certificação: ISEC Lisboa.

REGIME

Presencial

ECTS

3

DURAÇÃO

25 horas

PROPINA

€ 199 (2x99,50)

VAGAS

11 mínimo

* Ao preço dos programas formativos apresentados acresce o valor do IVA à taxa legal.

Data de início a definir.

É dirigido a educadores de infância, professores, bibliotecários, artistas e outros interessados que queiram desenvolver competências nas artes performativas e narrativas.

Este programa tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento teórico/prático dos formandos sobre a temática da Mediação do Livro e da Leitura. Pretende ainda favorecer conhecimentos, ferramentas, estratégias e sugestões teórico/práticas para que os formandos possam desenvolver competências subjacentes à mediação do livro e da leitura (MLL) em contextos formais e não-formais.

  1. Temática I – Biblioteca interior
     Livros e leituras pessoais.

  2. Temática II – Livro, leitura e interpretação
     Livro, leitura e interpretação.

  3. Temática III – MLL, um veículo de intervenção socioeducativa
    Conceito de mediação;
    Objetivos e funções da mediação;
    Papel e perfil do mediador;
    Princípios fundamentais da mediação;
    Contextos da MLL;
    Metodologia e estratégias da MLL;
    Sessão de MLL;
    Técnicas de MLL.

  4. Temática IV – Sortido de livros
    Seleção e tipologia de livros.

  5. Temática V – Eu, mediador/a
    Exemplos, experimentação e partilha.

A avaliação é classificada numa escala de 0 a 10 valores. Os formandos serão convidados a desenhar uma planificação reflexiva de uma sessão de mediação do livro e a leitura, bem como a colocá-la em prática. A avaliação final será de acordo com as ponderações seguintes:

  • Participação no fórum (20%);
  • Planificação de uma sessão de MLL (30%);
  • Dinamização de uma sessão de MLL (50%).

Ficha de Inscrição

Please enable JavaScript in your browser to complete this form.

Morada

ISEC Lisboa - Instituto Superior de Educação e Ciências, Alameda das Linhas de Torres, nº 179, 1750-142 Lisboa, Portugal

Telefone

© 2024 ISEC LISBOA. | Todos os direitos reservados.