Uma formação que pretende sensibilizar e reforçar a ideia de que a Educação e Expressão Estética e Artística podem ser utilizadas como uma ferramenta pedagógica, e não apenas como meio de diversão.
MICROCREDENCIAL
Direção do Programa
Fátima Caiado
Doutorada em Belas Artes, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Complutense de Madrid (Espanha).
Professora Adjunta.
Creditação: CCPFC/ACC-119756/23;
Docentes dos Grupos 240 e 600.
Certificação: ISEC Lisboa.
REGIME
Presencial
ECTS
3
DURAÇÃO
25 horas
PROPINA
€ 199 (2x99,50)
VAGAS
11 mínimo
Data de início a definir.
É dirigido a educadores de infância, professores, bibliotecários, artistas e outros interessados que queiram desenvolver competências nas artes performativas e narrativas.
As razões justificativas deste programa prendem-se, entre outras, com o sensibilizar e reforçar a ideia de que a Educação e Expressão Estética e Artística podem ser utilizadas como uma ferramenta pedagógica, e não apenas como meio de diversão.
- EEEA – FUNDAMENTAÇÃO
A. EEEA e as suas três dimensões concomitantes em projetos educativos com estas três dimensões – VTS; DBAE; Proposta Triangular; Primeiro Olhar; PEEA;
B. Experiência Estética – Bjarne Sode Funch vs. Nelson Goodman vs. Michael Parsons vs. Abigail
Housen: – 5 níveis de apreciação estética e 5 categorias de observação de um quadro (Funch); –
4 “sintomas do estético” (Goodman); – 5 estádios de conceção estética (em Pintura) (Parsons);
– 5 estádios dos observadores de Arte (Housen);
C. “Educação Expressiva”. - FRUIÇÃO-CONTEMPLAÇÃO & INTERPRETAÇÃO-REFLEXÃO
– Audição e visualização ativa (fruição, apreciação e análise) de narrações de estórias e do papel das expressões artísticas nas mesmas, em concreto as artes visuais e cénicas;
– Análise dos arquétipos e dos seus símbolos visuais. - EXPERIMENTAÇÃO-CRIAÇÃO
Prática artística pessoal dos formandos (mediação artística de uma estória recorrendo aos media visuais e cénicos). - DIVULGAÇÃO E FEEDBACK.
A avaliação é classificada numa escala de 0 a 10 valores.
A avaliação final será de acordo com as ponderações seguintes:
- Trabalho de investigação escrito (40%);
- Dramatização de uma estória com mediadores das artes visuais e cénicas (40%);
- Participação nas aulas síncronas e apresentações (20%).