Uma formação que tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento teórico/prático dos formandos, sobre a temática da Mediação do Livro e da Leitura. Pretende ainda favorecer conhecimentos, ferramentas, estratégias e sugestões teórico/práticas para que os formandos possam desenvolver competências, em contextos formais e não-formais.
MICROCREDENCIAL
Direção do Programa
Sara de Almeida Leite
Doutorada em Estudos Anglo-Portugueses.
Professora Coordenadora Principal.
Autora de coleções infanto-juvenis.
Creditação: CCPFC/ACC-119693/23;
Professores dos Grupos 200, 210, 220, 300, 320, 330, 340 e 350.
Certificação: ISEC Lisboa.
REGIME
Presencial
ECTS
3
DURAÇÃO
25 horas
PROPINA
€ 199 (2x99,50)
VAGAS
11 mínimo
Data de início a definir.
É dirigido a educadores de infância, professores, bibliotecários, artistas e outros interessados que queiram desenvolver competências nas artes performativas e narrativas.
Este programa tem como objetivo geral contribuir para o conhecimento teórico/prático dos formandos sobre a temática da Mediação do Livro e da Leitura. Pretende ainda favorecer conhecimentos, ferramentas, estratégias e sugestões teórico/práticas para que os formandos possam desenvolver competências subjacentes à mediação do livro e da leitura (MLL) em contextos formais e não-formais.
- Temática I – Biblioteca interior
Livros e leituras pessoais. - Temática II – Livro, leitura e interpretação
Livro, leitura e interpretação. - Temática III – MLL, um veículo de intervenção socioeducativa
Conceito de mediação;
Objetivos e funções da mediação;
Papel e perfil do mediador;
Princípios fundamentais da mediação;
Contextos da MLL;
Metodologia e estratégias da MLL;
Sessão de MLL;
Técnicas de MLL. - Temática IV – Sortido de livros
Seleção e tipologia de livros. - Temática V – Eu, mediador/a
Exemplos, experimentação e partilha.
A avaliação é classificada numa escala de 0 a 10 valores. Os formandos serão convidados a desenhar uma planificação reflexiva de uma sessão de mediação do livro e a leitura, bem como a colocá-la em prática. A avaliação final será de acordo com as ponderações seguintes:
- Participação no fórum (20%);
- Planificação de uma sessão de MLL (30%);
- Dinamização de uma sessão de MLL (50%).